Turismo religioso movimenta economia do país
O povo brasileiro, na grande maioria, é muito religioso. A fé está enraizada na cultura do país desde sua formação, e mobiliza a vida das pessoas até os dias de hoje. O Brasil dispõe de diversas opções de destinos religiosos, que atraem não só o público nacional, mas também visitantes do mundo todo, e apresenta, a cada ano, números mais expressivos nesse segmento. Dados do Ministério do Turismo (MTur) demonstram que esse setor específico movimenta em torno de 15 bilhões de reais anualmente, evidenciando sua importância para a economia nacional, sobretudo em tempos de crise.
Eventos aquecem economia do país.
Um levantamento realizado pelo MTur mostrou que mais de 340 municípios brasileiros promovem eventos que envolvem a fé, totalizando 96 eventos religiosos, entre eles pontos de peregrinação de fiéis e celebrações que atraem milhares de visitantes. Essas localidades se apropriaram de aspectos religiosos regionais e os transformaram em produtos turísticos, gerando uma fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade local. O turismo religioso representa mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional, que gira em torno de 492 bilhões (MTur). Dados do SEBRAE revelam que esse segmento tem impulsionado economias locais e atraído pequenos negócios, além de movimentar setores da indústria, comércio, serviços e artesanato, gerando emprego e renda no país, e, tornando esse, um dos segmentos mais promissores do turismo nacional.
Principais pontos de peregrinação e celebrações
A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, é sem dúvidas um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil, pois abriga um dos maiores templos católicos do mundo: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, e recebe cerca de 10 milhões de peregrinos por ano. Entre os destinos que mais recebem fiéis e romeiros também estão as cidades de Santa Cruz (RN) que abriga a maior estátua de Santa Rita de Cássia, Trindade (GO) conhecida pela grandiosidade da Festa do Divino Pai Eterno que atrai cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano e Juazeiro do Norte (CE) que recebe cerca de 2 milhões de devotos de Padre Cícero por ano, além das tradicionais visitas às cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto e Salvador.
Na região Sul a cidade de Nova Trento (SC), onde estão os Santuários Madre Paulina - considerada a primeira santa brasileira, e Nossa Senhora do Bom Socorro, recebe 840 mil turistas anualmente. Um dos pontos turísticos mais consolidados no seguimento religioso no Brasil é o Estado do Pará, que se destaca por abrigar duas grandes celebrações: a Marujada para homenagear São Benedito que reúne cerca de 80 mil pessoas em dezembro na cidade de Bragança, e o Círio de Nazaré, em Belém, considerada a maior manifestação religiosa católica do país.
Círio de Nazaré movimenta fieis e quantias milionárias
A poucos dias da celebração do Círio de Nazaré, a capital paraense estima receber cerca de 2 milhões de romeiros. A procissão realizada há mais de dois séculos atrai um número maior de devotos a cada ano. Pessoas de Belém, do interior do Pará, de várias regiões do Brasil e até mesmo de outros países se reúnem em uma caminhada pela fé em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. A romaria principal, acontece no segundo domingo de outubro e parte da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração por 15 dias, período chamado de “quadra nazarena”. Em 2004 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) registrou a celebração como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, mérito conquista por sua grandiosidade e simbolismo religioso.
Várias outras manifestações de devoção agregam o calendário festivo, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias. O período é apontado como o melhor para o comércio da região, depois do Natal. Apesar da pequena queda no número de pessoas que vem de fora do estado em relação ao ano passado, a organização se mantém otimista. O orçamento divulgado mostra que essa é, até agora, a edição mais cara da história, com o investimento de R$ 3.431.118, 01. Dados da Diretoria da Festa revelam que em 2015 o Círio injetou cerca de 1 Bilhão de reais na economia e a previsão para esse ano é de 1,1 bilhão. Os setores mais beneficiados são: indústria, comércio, serviço e agropecuária, por isso, é uma época muito aguardada, que gera emprego e renda na região, principalmente na rede de hotelaria.
Evento também aquece setor aéreo
O país vem enfrentando uma das piores crises econômicas das últimas décadas e isso já se reflete na procura por passagens aéreas desde o ano passado, quando o setor amargou quedas consideráveis no número de passageiros, forçando as companhias a reduzirem a oferta de voos em 2,38% em comparação com o período anterior. Dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), revelam que tanto a oferta quanto demanda dos voos no Brasil diminuíram consideravelmente esse ano, chegando a acumular 12 meses de retração em julho. As operadoras que realizam voos domésticos no país tiveram juntas uma perda de quase dois pontos percentuais no número de passageiros no último ano.
Mas períodos de grandes festividades e celebrações religiosas como a do Círio de Nazaré, impulsionam um grande número de turistas a cada ano. Dados do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur apontam que as viagens motivadas pela fé mobilizam aproximadamente 18 milhões de pessoas anualmente. Diante disso a expectativa de recuperar as perdas aumenta entre as companhias aéreas que, muitas vezes, elevam o preço das passagens por causa da demanda: para se ter uma ideia, no fim de semana do evento principal o voo direto custa 4 vezes mais do que no fim de semana seguinte, quando as passagens giram em torno de R$440,00 para quem deseja acompanhar as demais manifestações de devoção e romarias.
Uma boa alternativa para evitar os preços altos e economizar é usar o programa de milhagem que oferece um bom custo-benefício para o consumidor que tem pontos acumulados no cartão de crédito e deseja convertê-los em milhas, efetuando assim o resgate da passagem aérea. De acordo com a empresa Cash Milhas, especializada no setor, dependo do programa em que o consumidor participa ainda é possível acumular de 250 até 1000 pontos no trecho.
Jubileu 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
Em 2017 será celebrado os 300 anos da data em que foi encontrada, por pescadores, a imagem peregrina da Padroeira do Brasil nas águas do Rio Paraíba, em outubro de 1717. A imagem da santa, de 29 centímetros, encontra-se no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, maior templo católico da América Latina situado na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, um dos principais núcleos turísticos do país. No dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, devotos de todos os cantos do País também visitam o Santuário, e, são realizadas celebrações, missas e manifestações em homenagem à Santa que são acompanhadas por milhares de pessoas. O complexo turístico do local ainda abrange outros pontos como a Igreja São Benedito, a Basílica Velha, a passarela da fé, o Porto Itaguaçu, local onde a imagem da santa foi encontrada e o Morro do Cruzeiro que traz esculturas que representam a Via Sacra.
A movimentação deve crescer ainda mais. A Matriz, que já recebeu a visita de 3 Papas, prepara uma programação devocional especial para a data, que irá atrair milhões de fiéis. O Santuário promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, para comemorar o tricentenário da santa. O dia 12 de outubro de 2016 marcará a abertura do Ano Jubilar e início da programação, que vem sendo preparada desde 2014. A iniciativa estima reunir devotos do mundo inteiro, inclusive o Papa Francisco, que veio ao Brasil em 2013 e, ao celebrar uma missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, contou que tinha uma enorme vontade de voltar ao Brasil em 2017 para participar da celebração dos 300 anos.
**
 |
Roberto Nogueira, revolucionário no segmento dos resorts de luxo do Brasil há duas décadas. Hoje, diretor geral do majestoso Hotel & Golfe Clube dos 500, no Vale do Paraíba, que tem uma história incrível a ser contada.
|
Sobre o Hotel & Golfe Clube dos 500- Vale do Paraíba SP- ao lado de Aparecida:
(Diário do Turismo)
Por- J.T.Oliveira
Muitos brasileiros já ouviram falar do Hotel & Golfe Clube dos 500. Um hotel clássico com paisagismo de Burle Marx, layout do arruamento de Prestes Maia, afresco de Di Cavalcanti, capela com afresco de Ricardo Menescale e localizado às margens da Via Dutra. O empreendimento está sob nova direção e o DIÁRIO – para resgatar um pouco da memória do lendário hotel – entrevistou Roberto Nogueira, diretor geral, para saber um pouco mais de sua gestão à frente do espaço e de sua carreira na hotelaria.
Nogueira é fisiologista formado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e tem três MBA´s no currículo: Gestão Empresarial (FGV), Empreendedorismo (Babson School – Massachussets) e Hotelaria de Luxo (URM em Paris). É professor universitário, palestrante sobre mercado de luxo e de saúde e fonte jornalística nos segmentos.
Desde 2014 é diretor geral do Hotel & Golfe Clube dos 500 e na área de “Service Innovation” onde implanta, implementa e customiza a prestação de serviço em empreendimentos para a hospitalidade. Com mais de 25 anos de experiência na área de hotéis, Roberto já atuou na Haber Hotelaria e cuidou pessoalmente de empreendimentos como TW Guaimbê, Pirâmides de Jarinu, SPAventura Ecolodge Hotel, Unique Garden Hotel & SPA – neste último fez a implantação e esteve na direção até novembro de 2011.
DIÁRIO- Há quanto tempo trabalha com hotelaria e por onde já passou?
Roberto Nogueira – Minha carreira no núcleo hoteleiro completou 25 anos. Atualmente dirigindo o Hotel & Golfe Clube dos 500, também atuo na formação do mercado de serviço, mais especificamente voltado ao luxo. Passei por hotéis como: Unique Garden, Viktória Garten, SPAventura, e participando de implantações como TW Guaimbé, Portal do Equilibrium e Pirâmides de Jarinu.
DIÁRIO- Fale-nos sobre o Clube dos 500. Quando chegou e quais as novidades no produto?
Roberto Nogueira – O Clube dos 500 é um verdadeiro oásis entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em uma área de 600 mil m², a proposta é a de que os hóspedes desfrutem da infraestrutura de um hotel grande e a exclusividade e a personalidade de um hotel pequeno, com o charme e o clima acolhedor do interior paulista.
Localizado no Vale do Paraíba, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o hotel é tombado pelo Patrimônio Histórico e marcado pela arte, bom gosto e força de sua história ligada a grandes nomes da nossa cultura, como a arquitetura de Oscar Niemeyer, paisagismo de Burle Marx, layout do arruamento do urbanista Prestes Maia, o afresco de Di Cavalcanti e a capela com afresco de Ricardo Menescal.
Estou desde novembro de 2014 envolvido em inovação de serviços e revitalização da marca. Em agosto de 2015, assumi plenamente os trabalhos no hotel e muitas implantações foram completadas. Temos a nossa própria linha de amenities, natural, sem silicones ou testes animais. Casado a este lançamento, temos também o aroma desenvolvido para o marketing olfativo que pode ser apreciado em todos os nossos ambientes. Uma combinação de bambu e gengibre deixam o frescor que revigora e energiza.
Mini bar também foi alvo que melhorias, com itens de maior qualidade e variedade. Atualização de enxoval, mudança cenográfica constante, repaginação de ambientes e apartamentos, contratação de dois Chefs que reinventaram a nossa culinária, além de que hoje também produzimos em nossa horta orgânica os ingredientes que vai direto à mesa do cliente. Implementação de serviços com passeios de balão, quadra de tênis, pista de cooper, parceria com Guias de Turismo com roteiros religiosos, de aventura e histórico.
DIÁRIO- O hotel é conhecido ou falta algum trabalho de marketing/comunicação?
Roberto Nogueira – O Hotel teve sua inauguração em 1951, o que faz dele um marco e claro, passamos a contar mais sobre este grande produto. Temos ampliado os relacionamentos de marketing direto e indireto, bem como reforçou-se o relacionamento com os grandes veículos fazendo-o referência e fonte jornalística em várias áreas. Estamos entre os 10 melhores campos de Golfe do Brasil e entre os Top 50 do mundo. Presente em feiras e eventos, maior utilização de redes sociais, anúncios e parcerias com rádio e televisão tem sido ferramentas para otimizar a propagação das boas notícias. Também conduzimos atividades de inter-relacionamento com fornecedores para desenvolvimento local e ampliando assim o enriquecimento do entorno.
DIÁRIO- A região tem hotéis semelhantes ao Clube dos 500?
Roberto Nogueira – Minha concorrência local difere-se do nosso produto. O Vale do Paraíba é muito rico em hotelaria, porém com outro perfil de produto e de serviço.
Roberto Nogueira – O Hotel, além de hospedagem para o lazer, atende desde convenções até palestras, treinamentos e meetings empresariais. Todas as salas são equipadas com ar-condicionado e wi-fi. O hotel também dispõe de modernos equipamentos áudios-visuais para que os eventos sejam completos e perfeitos. São 5 salões para convenção, Cinema, Boate, La Cave, Restaurante Di Cavalcanti, Restaurante Flamboyant, Restaurante Casa Amarela, Gastrobar e Campo de Golfe.
Os bucólicos jardins, com suntuosas árvores e lagos, oferecem o ambiente perfeito para um casamento no campo. Infraestrutura completa: Capela com 142m e capacidade para até 220 convidados, serviço de banquetes, atendimento impecável, hospedagem, salão de beleza, fornecimento de serviço em parceria com grandes nomes para cerimonial, floricultura e decoração, bandas e DJ´s, doces e bolos. Os noivos contam ainda com uma suíte especial para arrumação da noiva e para a tão sonhada noite de núpcias. A suíte possui decoração especial, cama king size, banheira e amenities diferenciados. Tudo para um dia inesquecível.
DIÁRIO- Hotelaria no Brasil: como vê o segmento no Brasil? Crescendo?
Roberto Nogueira – O mercado brasileiro cresce em várias vertentes – serviço é uma das que mais cresceu nos últimos tempos. O que falta no Brasil é mão de obra qualificada, disposição para o trabalho e comprometimento com a marca. Os jovens têm maior acesso e se formam mal. Por ser um povo hospitaleiro, temos mais habilidade para servir, mas antes, temos que desenvolver disciplina pessoal, desapego a feriados e se abrir para um mercado que tem muitas variantes; são escolas para a vida onde nelas se aprende a viver com a diferença.
Muitas empresas erram em não preparar seu efetivo e permitem assim um turnover depreciativo. Para a hotelaria, recursos de treinamento ainda são as melhores ferramentas de sucesso.
Roberto Nogueira – Como já foi batizado, o “Método RN” tem sido minha garantia de sucesso na prestação de serviço. Confio na equipe e a atualizo constantemente. Faço do treinamento uma regra que exige acompanhamento constante para garantir eficácia. Desenvolvo todo o material didático, dou as aulas, cobro o exercício na prática.
DIÁRIO- Tem alguma metodologia própria por trabalhar com hospitalidade?
Me envolvo com qualquer mudança e sou sempre aberto as mesmas. Faço questão da repaginação e do movimento, gosto de manipular a energia à favor do empreendimento e das pessoas. Faço constante 360º para conhecer ainda mais o perfil dos meus profissionais, chamo minha sala de Laboratório de Criação, e estou sempre andando com um dos meus bichos de estimação. Cultuo na equipe e nos clientes o amor à natureza e seus meios, respeito à vida e ao outro.
--
Fotos: Clube dos 500
 |
Eventos diversos |
 |
Diretoria e gerências |
 |
Imprensa sempre presente |
 |
O mítico painel afresco de Di Cavalcanti |
 |
Jacqueline Rodrigues (Eventos) e Rodrigo Alk |
 |
O charme intenso do Gastrobar, um dos produtos do Clube dos 500 |
 |
Equipe harmonizada |
 |
Paulinho Bauab, colunista |
 |
Decorações surpreendentes |
 |
Apacos e Febracos, através de Anna Dennz e Marilda Serrano prestigiando sempre o 500 |
 |
Vip's em circulação |
 |
Top colunistas do Brasil |
 |
Eventos de Golfe de prestígio mundial agregados à marca Hotel & Golfe Clube dos 500 |
 |
Evento TOP Golfe |
 |
Dias inesquecíveis |
 |
Bons rótulos |
 |
A Capela para eventos e casamentos |
 |
Lago que circunda a propriedade |
 |
Spa e menu de massagens |
 |
Evento "Passarela do bem" |
 |
Prestigio social |
 |
Revista CARAS prestigiou o evento Passarela do Bem que teve a greife do Diretor Geral, Roberto Nogueira (ver entrevista acima de T.J.Oliveira) |
Imagens Eventos & Gastronomia:
Acomodações e festas temáticas:
Gastronomia & Restaurantes:
 |
Coordenado os incríveis e saborosos bufês Alex Sander Santos |
**
Por
<Ovadia
Saadia> Equipe Produção
www.ovadiasaadia.com.br
Facebook Ovadia Saadia
Face2-
Lista Vip Ovadia Saadia
Face
Febracos- Editor adjunto
Face
Apacos- Editor
Twitter
Instagram
@ovadiasaadia
*
Impressos:
Jornais
JBA- 15 Jornais impressos – Coluna Encontros Notáveis
Jornal
A Rua-Coluna Clara Confidencial impressa
Revista
Go Where Luxo- Artigos turismo especiais- colaborador
Coluna Diária Lista VIP Ovadia Saadia-
FaceBook
Coluna São Paulo- Jornal SUR, impresso, Paraná
Coluna SP Revista AutoEstima, impressa
Curitiba, PR
Editor
dos Blogs:
http://viagemespetaculo.blogspot.com.br/
Viagem
Espetacular- Viagens & destinos
**
Traveller
Chic O Viajante- Viagens e roteiros
**
http://noticiasinteligentesovadiasaadia.blogspot.com.br/
Notícias
& Atualidades
**
Carnet
Social Registros & Vip
**
LifeStyle
Ovadia
**
Viver
Paris
**
Traveller
Chic- O Viajante das estrelas
**
Turismo
e Hotelaria Top por Ovadia saadia
**
Produtos,
Negócios & Serviços- Economia e Bussiness Top Brasil
**
Artes
& Espetáculos- Teatro e Cinema Por Ovadia Saadia
**
Blog
da Moda Atual por Aline Saadia
**
OnVogueHotels Hotelaria de luxo internacional
**
Show Business Brasil
Planeta Israel, atualidades São Paulo, Brasil
e Israel, mundo judaico, turismo e opinião. Trilingue.
&
- Presidente FEBRACOS- Federação dos
Colunistas Sociais do Brasil
- Presidente APACOS- Associação dos
Colunistas Sociais do Estado de São Paulo