Argentina Em Notas

Verão no Marignan Paris

Summer Rates starting from 595 Euros* - Sea & Garden View Room

Melia Brasilia 21 com diárias a partir de R$ 199,00

Paris de luxe para poucos: Alain Ducasse arrives at Le Meurice

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Nice, Cannes e Antibes: a sublime Riviera Francesa

Redescobrindo Nice, Cannes e Antibes: a sublime Riviera Francesa

Por: Ovadia Saadia
Agradecimento: Atout France

No mundo todo a Côte D'azur é um objeto de desejo. É sempre sinônimo de glamour este charmoso e badalado litoral sul da França, banhado pelo mediterrâneo, famoso pelo sol agradável, pelo mar de um azul único e também pelos hotéis exclusivos (West End, Negresco em Nice, ou o privilegiado Hôtel Belles-Rives, Cap D'Antibes, onde morou F. Scott Fitzgerald com sua Zelda e onde Woody Allen em Agosto fará seu próximo filme), praias privativas, frequentemente associadas a histórias de celebridades, ricos e famosos, romances, e suas histórias que correm o mundo. E ainda as musas, festivais de cinema, modismos, eventos fashion...

Em Nice, a praia curiosamente é sem areia (é sim de pedrinhas). Nice tem elegância natural inexplicável em palavras, tem muita história, te até carnaval com acento gay, tem curtições diversas, bom comércio, bons restaurantes e principalmente alguma coisa sempre presente no ar, meio difícil de definir mas impossível de não sentir. É o charme arrebatador da Cote D'Azur. Enebriante ao primeiro instante.

A região de Côte D'Azur, também conhecida como Riviera Francesa, corresponde ao litoral sul da França. É banhada pelo mar mediterrâneo e tem pouco mais de 100 sublimes quilômetros de extensão, englobando pequenas vilas e cidades situadas entre Cannes, à oeste, até Menton, quase na fronteira com a Itália. Nice é a maior e mais importante dentre todas estas localidades, atrai muitos turistas (americanos principalmente), conta com boas opções de hospedagem, bons serviços e costuma desempenhar a função de ponto de partida para quem deseja explorar a Riviera Francesa e até mesmo regiões um pouco mais além. Voce encontra hotéis simpáticos por 60 Euros a diária até palácios como o palaciano Negresco que fora de temporada tem boas ofertas, em torno dos 250 Euros.

A fama de Nice vem desde o século 19, quando passou a ser frequentada pela realeza e classe sociais elevadas européias como resort de verão, se consolidou ao longo das décadas seguintes com a constante presença de milionários, artistas de cinema e mais tarde caiu no gosto popular, passando a ser frequentada também por muitos turistas.

Ovadia Saadia - Cannes, França 2013

Ricardo Bueno Hida da Atout France Brasil e Caroline Biber
Ricardo Bueno Hida da Atout France Brasil e Caroline Biber na Maison Molinard Nice.
As duas outras se localizam em Grasse e Lille.

Ovadia Saadia - Cannes, França 2013Qualquer passeio em Nice deve tomar como ponto de partida a 'Promenade des Anglais'. 'La Prom', como os franceses se referem a ela, não é somente uma rua, é um evento, uma festa, um verdadeiro point. Seu nome (Passeio dos Ingleses) tem origem na segunda metade do século 19, quando a cidade já era um popular resort de verão entre ingleses que vinham para cá tentando encontrar o sol que quase não aparecia em sua ilha.

'La Prom' é, em seus 5 km de extensão, a principal passarela da cidade, para moradores, turistas, ciclistas, skatistas, famílias inteiras e até mesmo de banhistas que não se incomodem com praias sem areia. Também é nela que acontecem os principais eventos da cidade, como o famoso Carnaval de Nice (em fevereiro) e sua Batalha de Flores. Ladeada pelos belos e históricos palacetes e prédios, e do outro lado pelo mar, suas coloridas barraquinhas, guarda sóis e espreguiçadeiras alinhadas geometricamente em frente à cada hotel, La Prom é mesmo uma celebração continua da vida, e pode-se passar um dia inteiro caminhando ao longo desta avenida, de um lado para outro, sem cansar do visual.

Praia Promenade des Anglais - Percorrendo a avenida litorânea de Nice.



Nice é uma festa comportada em muitos aspectos, e o mais evidente depois da praia é sua arquitetura. O Hotel Negresco é a construção mais famosa da cidade, e seu status é equivalente ao de um Copacabana Palace da Riviera. É impossível vir a Nice e não conhecê-lo ao menos por fora. Absolutamente sublime, Le Negresco, situado em frente à Baie des Anges, foi construído por Henri Negresco, nascido em Bucareste em 1868, para atrair a nata da sociedade européia. Vá ao menos ao bar, onde o pianista executa uma seleção de músicas brasileiras, tome um impecável Dry Martini e viage no tempo com luminárias de ouro em forma de alces e os lustres de toneladas de cristais, tapeçarias e a exposição de pratarias e louças da época.

Ovadia Saadia - Cannes, França 2013

Reza a lenda que Gustave Eiffel colaborou com o projeto do Negresco, tendo sido responsável por sua marca registrada, as famosas cúpulas rosadas da cobertura. O hotel foi decorado com todo luxo e requinte imagináveis, recebendo até mesmo o magnífico candelabro com mais de 16 mil cristais, cedido pelo Czar Nicolau II. Inaugurado em 1913, infelizmente o hotel não deu muita sorte ao seu proprietário, pois no ano seguinte estourou a primeira guerra mundial e o Negresco foi transformado em hospital. Após a guerra a Europa estava falida e poucos tinham dinheiro para frequentar e muito menos manter um hotel deste porte. O Negresco foi vendido e ao longo dos anos atravessou períodos de altos e baixos.

Ovadia Saadia - Cannes, França 2013

Salão principal no térreo do mítico Hotel Negresco, Nice com sua preciosidades como o lustre central
de 16 mil cristais ofertado pelo Czar Nicolau.
Ovadia Saadia - Cannes, França 2013

Somente em 1957 o Negresco reencontrou o caminho da fama e prosperidade. Comprado em 1957 por Jeanne Augier, ela deu início a um extenso programa de revitalização que fez com que o hotel voltasse a ser frequentado por celebridades, sendo que em 2003 o governo francês, outorgou ao prédio o status de Monumento Histórico Nacional. A senhora Augier não quer vender o hotel para grupos e para ninguém... e, à la BB, irá deixar os bilhões para os animais, sua grande paixão.

Nice surgiu e cresceu entre o mar e a montanha. A área mais elegante situa-se nos arredores da Prom e Boulevard Victor Hugo. Sua principal área comercial encontra-se nos arredores da Place Massena, Av Jean Médicin e rue Massena (esta ultima, exclusiva de pedestres), tem muitas construções antigas ao longo da Av. Gallieni, diversos prédios residenciais no entorno do Blvd. du Général Louis Delfino e residências menores e de luxo na direção dos morros. É uma cidade para ser percorrida a pé, celebrando cada momento.

Chef estrelado, e casal que trabalha junto Christine e Luc Salsedo do restaurante homônimo, dos mais consagrados de Nice
Ovadia Saadia - Cannes, França 2013

Sob as arcadas dos prédios que contornam a Place Massena estão diversos cafés e restaurantes. Merecem dias de contemplação.

A avenida Jean Médecin é a principal via comercial de Nice, e lá estão filiais de praticamente todas as grandes redes européias. Suba por um lado da rua, na direção da estação de trens, e desça pelo outro. Lá você vai encontrar a FNAC, Gallerie Lafayette, Virgin, Monoprix, Histoire D'Or, C&A, Zara, Swarovski, H&M, o shopping Nice Etoile, além de bons cafés e brasseries.

Depois da passear pela praia e percorrer a Prom, um programa imperdível é percorrer estas estreitas ruelas e perder-se entre suas lojinhas e restaurantes, onde sempre se encontram curiosidades e artigos de bom preço. Todos aqui são muito falantes, simpáticos e receptivos. Fora da temporada turística tradicional, Nice é uma cidade calma e caminhar por suas ruelas é um prazer.

Pelas ruas do Vieux Nice, a cidade velha, cheia de charme com centenas de lojas e coisas para ver


Nice tem mais de três mil restaurantes de todos os preços e a dificuldade por aqui é justamente escolher onde fazer uma refeição, tantas são as opções. Escolher um recanto da Vieux Nice, onde os menus mudam quase todo dia e pratos bem preparados é uma ótima sugestão. Algo em torno dos 10 euros a "formule" (entrada, prato e sobremesa).



Pedidos deliciosos e autênticos em restaurante locais são 'Farcis Niçois' (legumes como tomates, cebolas, berinjela, esvaziados e recheados com carne, salsichas, pão etc, cozinhados e servidos quente ou frio), 'Socca Niçoise' (uma panqueca de grãos de bico à moda local), 'Salade Niçoise' (preparada com folhas verdes, tomates, ovos, atum e azeitonas) e 'Pissaladière' (uma pizza à moda local, servida com enchovas, azeitonas, alho e cebolas).

Nice e sua culinária são o próprio coração da gastronomia de Provence, e especificamente da própria 'Cuisine Nissarde', como dizem seus moradores e onde peixes sempre marcam presença.

Outros pontos turísticos agradáveisem Nice são: 'Place Rossetti', situada no coração da cidade histórica, junto à Cathédrale Sainte-Réparate, repleta de pequenos restaurantes, bares e sorveterias. 'Cours Saleya', paralela à Quai des Etats-Unis, onde fica o mercado de flores, próximo ao 'Palais des Rois Sardes', residência real dos soberanos de Nice, quando ela ainda era parte do reino da Sardenha, e atualmente é um lugar de agito, principalmente à noite. Nice é a maior cidade do litoral sul depois de Marselha, capital da região de Alpes-Meritimes e tem mais de 80% de dias de sol por ano, e que torna compreensível ela ter caído no gosto dos ingleses desde o século 19. Ao longo dos anos atraiu muitos imigrantes espanhóis e portugueses, e até hoje tem uma nítida influência italiana, presente em muitos lugares.

Além de Nice, a Riviera Francesa é formada por diversas outras localidades, como Cannes, Cap D'Antibes, Saint-Tropez, Cap-d'Ail, Beaulieu-sur-Mer, Saint-Jean-Cap-Ferrat, Villefranche-sur-Mer e Antibes. Nice também está a poucos minutos de carro do principado de Mônaco, e quem vai passar por aqui não deve deixar perder a oportunidade de conhecer também o país vizinho.

Informações, serviços, curiosidades e dicas:
Nice, Cannes e Antibes


NICE


*** Em Nice, faça um curso de perfumaria e produza seu prório frasco com ofertas de 1001 essências e óleos naturais na Molinard, que desde 1849 perfuma o mundo. Neste L'Atelier des Parfums você recebe seu Diplome D'Iniciation e passa uma tarde encantada. Há dois minutos da Prom, a descobrir com entusiasmo. Procure por Caroline Biber, Diréctrice Boutique Molinard.
Molinard Parfumeur: - 20, rue St. François de Paule- telefone 04 93 62 90 50 - www.molinard.com

*** O Grupo de hotéis 3A compreende o magnífico West End, que foi o primeiro hotel-palácio de Nice, antes do Negresco. Os apartamentos do West End são verdadeiras residências com terraços sob a Prom. Já se chamou Regina e Hotel D'Angleterre em outors tempos.



O Grupo 3A também possui nas imediações Grand Hôtel Aston (que um terraço formidável para drinks debruçado sobre a cidade, defronte a um futuro parque de águas). O Hôtel Beau Rivage é moderno e bem localizado e logo na praia tem um lounge exclusivo com restaurantes e serviço de praia dos mais encantadores e sedutores. O grupo possui ainda em Paris os hotéis Astor Saint Honoré e o Mercure Versailles. West End Hôtel: 31 Promende des Anglais, telefone 04 9214 44 00
www.westendnice.com - www.3ahotels.com



A equipe da coleção dos hotéis 3A que inclui os bacanas Aston, West End, Beau Rivage, Plage Beau Rivage em Nice e mais o Astor Saint Honoré e Mercure Versailles em PARIS.

Ao centro o espanhol José Ribera, diretor e a direita Elisabeth Cassini de sua equipe.


*** A chef e critica de restaurantes canadense Rosa Jackson leva você a feira livre de Nice onde ficam os melhores legumes e hortaliças ao lado de flores, e logo depois em sua própria casa onde todos cozinham e aprendem alguns segredos da cozinha local. Sua assistente Karin Brun fala português (o marido é de Recife).Tudo chez Rosa acaba num inesquecível almoço , após o hands-on cooking classes.
Rosa Jackson, 7 rue du Jésus, telefone 33 6 81 67 41 22
www.rosajackson.com

Aulas de gastronomia niçoise exclusivas com a CHEF e crítica canadense Rosa Jackson e sua assistente franco-brasileira Karin Brun Ovadia Saadia - Cannes, França 2013

*** O Chef Michel Devillers já atuou em São Paulo nos anos 80 no La Bourgogne de ótima memória. Hoje ele brilha no L'Ane Rouge onde apresenta menus gourmets estrelados que fazem de cada refeição um acontecimento marcante. Neste "asno vermelho" do divertido nome original, um salão é mais formal, e no tarraço se aprecia toda a vista enebriante do porto de Nice. E Michel sempre a postos, quer saber tudo sobre o "seu" saudoso Brasil. L'Ane Rouge- 7, Quai des Deux-Emmanuel, Port de Nice, telefone 04 93 89 49 63 www.anerougenice.com

*** Com algo em torno de dez mesas, o gourmet Luc Salsedo Restaurant faz grande sucesso, com uma cozinha a base de peixes, leve e colorida.Americanos entusiastas e franceses dão o tom elegante. O jovem Chef Luc e sua esposa Christine estão presentes todas as noites. Só abre para jantar e fecha as quartas.. Fica defronte a Igreja Evangelique de Nice. Menus em media 45 Euros.
Luc Salsedo, 14 rue Maccarani, telefone 04 93 84 24 12

Praça Place Massena, Nice - Riviera Francesa

CAFÉ DA MANHÃ COM APOLO

A praça é enorme e linda, tanto durante o dia e à noite, quando tudo é iluminado! Há lojas de ambos os lados da estrada leitura para a Praça, incluindo uma abundância de restaurantezinhos sedutores!. No domingo de manhã, nós ainda vimos muita gente... indo ao lado para o mercado das segundas de flores e hortaliças da fazenda, legumes.

Vídeo: Nice, França: Place Massena e arredores

Praça Place Massena, Nice - Riviera Francesa

MATÉRIAS RELACIONADAS:
Ovadia Saadia em Cannes - Cote D'azur, Riviera Francesa, França
Atout France: Rendez Vous en France 2013 - A França em destaque no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário